Treino de competências Socio-emocionais
Nos dias que correm é imprescindível compreender-se que mais estudo, mais exercícios, mais repetição ou mais testes não significa melhores notas! Aliás, por vezes para além de não melhorar as notas ainda aumenta os níveis de stress, ansiedade, falta de confiança e comportamentos disruptivos.
Uma educação dirigida apenas para o alcance de competências cognitivas não prepara os jovens de forma integral para conseguirem alcançar êxito na vida.
Programas com treino de competências socioemocionais visam acrescentar ao estudo académico habilidades tão (ou mais) importantes como: controlar as emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável. É este tipo de abordagem com práticas pedagógicas globais (não apenas cognitivas) que explica por que determinados jovens trilham caminhos positivos na vida, enquanto outros não.
Com as oficinas de psicologia queremos ensinar novos hábitos aos nossos jovens que resultem em mudanças de comportamento. Desenvolver ao longo do ano temas sobre identidade, autoestima, emoções, confiança, relacionamentos, bullying, entre outros, que vão no nosso entender, influenciar a pré-disposição para o estudo e os seus resultados num trabalho que se quer sempre em equipa!
Com este acompanhamento queremos que os nossos alunos sejam:
- Motivados e abertos a novas experiências e interesses sobre o mundo;
- Organizados, esforçados e responsáveis;
- Orientados para os objetivos;
- Sociáveis, cooperantes e confiantes;
- Emocionalmente estáveis;
- Resilientes (não desistam).
A área da psicologia considera que estas são habilidades que devem ser trabalhadas desde o início da vida escolar num trabalho constante, de desenvolvimento crescente e sempre a estimular a evolução do aluno e das suas competências. Estamos confiantes de que só assim poderão percorrer um ano mais equilibrado e quando deixarem a escola, serão pessoas mais preparadas e seguras para a vida adulta.