}

Apoio Psicopedagógico

A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

A psicopedagogia atua ao longo do processo de crescimento e desenvolvimento do SER em todas as faixas etárias: crianças, adultos e idosos. Centra-se essencialmente nas dificuldades de aprendizagem podendo estender-se a determinados casos de problemas de comportamento. Pode atuar ao nível do sistema individual, familiar ou institucional, sendo que quanto mais sistemas integrarem o processo de intervenção, melhores serão os resultados.

Em contexto escolar, a psicopedagogia atua nas seguintes situações:

  • Dificuldades na leitura e na escrita;
  • Dislexia, disortografia, disgrafia;
  • Défice de atenção e hiperatividade;
  • Falta de motivação e interesse em aprender;
  • Falta de método, disciplina e organização no estudo;
  • Baixa autoestima.

As dificuldades de aprendizagem associadas a uma (ou mais) das situações descritas em cima podem ter origens diversas e é importante que elas sejam identificadas para que o processo de intervenção proposto seja adequado às necessidades encontradas.

Quer dizer que, intervir sem uma prévia avaliação que identifique as causas do problema não surtirá efeito.

Assim, em contexto escolar, antes da intervenção psicopedagógica, é essencial que haja previamente uma avaliação que abrange algumas áreas como o desenvolvimento biológico, emocional-sentimental, gnósico-mnésico, sócio-relacional, cognitivo-criativo e psicomotor.

A estrutura da avaliação passa por uma primeira entrevista com a família para compreensão do sistema familiar, necessidades e pedidos da mesma. Segue-se a avaliação da criança, regra geral realizada em 2 ou 3 sessões, entrevista ao professor sempre que se consiga a sua colaboração e finalmente a devolução com os resultados encontrados onde são anunciados os pontos fortes e fracos da criança com uma proposta de intervenção sempre que se justifique.

Solicitar Serviços